domingo, 5 de fevereiro de 2012

Xadrez

Como Jogar Xadrez


Xadrez é um jogo milenar, jogado em um tabuleiro, com peças, cada uma com seu tipo e estilo diferente de movimento e importância. O jogo envolve paciência, estratégia e concentração por parte dos jogadores, com o objetivo de um dar xeque-mate no outro.


O Tabuleiro
Existem Vários tipos de tabuleiros, como mini-tabuleiros, grandes tabuleiro, tabuleiros de cristal, entre outro. Mas todos no mesmo estilo 8x8, contendo 64 casas ao todo com cores alternadas entre branco e preto, alguns são entre branco e marrom escuro.

Tabuleiro de Xadrez comum, com 64 casas alternadas entre preto e branco
Peças
          Existem ao todo seis tipos de peças, sendo elas:
  • 1 rei
  • 1 dama ou como as vezes é chamada rainha
  • 2 bispos
  • 2 cavalos
  • 2 torres
  • 9 peões
Cada jogador possui essas peças no ínício da partida, um fica com as peças brancas enquanto o outro com as pretas.




       Movimento das Peças


        Cada peça tem seu próprio movimento.
          Rei
 Rei movimenta-se uma casa em qualquér direção
                Dama 
Dama movimenta-se igual ao Rei porém pode se movimentar quantas casas forem possíveis
                Bispo
movimenta-se quantas casas desejar na diagonal
              Cavalo

movimento em L sendo duas para frente e uma para o lado
      Torre

movimento na horizontal ou na vertical quantas casas desejar
           Peão


pode movimentar-se 2 casas na primeira jogada feita com ele
movimenta-se uma casa por vez apenas
                 Como o Peão come

Brancas fazem seu movimento em E4

     Peão só come de lado uma casa, tomando o lugar da peça a qual comeu
                  Posicinamento das peças
                             
  As peças são posicionadas da seguinte forma antes do inicío da partida:
torre cavalo bispo dama Rei bispo cavalo e torre na primeira fileira e peões na segunda 
Objetivo
O objetivo do Xadrez é um jogador capturar o Rei do outro jogador, dando xeque mate. Nesse  momento o jogo é encerrado.


Inicío do jogo


Uma das regras principais do xadrez é que as Brancas sempre começam. podendo assim mover qualquér um dos Peões ou 1 dos dois cavalos apenas por vez.
Depois do movimento ter sido feito pelas brancas, é a vez das pretas, tendo a mesma escolha que asbrancas, Peão ou Cavalo.
Brancas começam com peão uma casa a frente em E3
Brancas começam com Peão 2 casa a frente em E4
Brancas começam com cavalo em C3
Peça tocada é peça mexida

Outra regra do Xadrez é que ao tocar em uma peça, o jogador é obrigado a mexela, exceto se ela estiver cercada, sem nenhum lugar possível para ela ir. Essa regra muitas vezes é deixada de lado em uma partida entre amigos. Mas um jogador que não quer perder de forma alguma ou que esteja com o jogo em uma situação ruim, certamente, se o outro tocar uma peça e não movimentala, ele irá falar que peça tocada é peça mexida, somente para favorecelo, para evitar esse tipo de coisa, decida com o outro jogador antes de começar a partida.
         Roque


           Existem dois tipos de Roque no Xadrez, sendo eles Roque Maior e Roque Menor.


           Roque Maior
antes do Roque Maiordepois do Roque Maior
                  Roque Menor

antes do Roque Menor
Depois do Roque Menor
  • É permitido fazer o Roque apenas quando não tiver nenhuma outra peça no caminho entre elas.
  • Não é permitido fazer a troca usando o Roque:
  • quando ou o Rei ou a torre que irá ser trocada tiver sido mechido.
  • quando estiver em xeque
  • quando  tiver alguma peça do seu adversário mirando o caminho entre a torre e o Rei
         En Passant

Movimento necessário para ocorrer o En Passant um Peão anda 3 casas e para fujir do confronto o outro anda 2
após andar 2 casas para fujir do confornto o primeiro Peão pode comelo indo 1 casa a frente na diagonal
Xeque


Quando o Rei fica na direção de outra peça adversária, ocorre o xeque, o Rei é obrigado a ir para outra casa para fujir do xeque ou colocar outra peça na frente para proteger o Rei. Ao dar Xeque, quem o fez é obrigado a dizer que o outro está em Xeque.
o bispo preto que está em G3 coloca o Rei branco em xeque ao colocalo em sua mira 
Xeque Mate
Diferente do Xeque, no Xeque Mate o Rei não tem nenhuma outra casa para fujir ou se proteger usando outra peça. nesse momento é decretado o fim da partida.

o Rei não tem para onde  escapar então acaba o jogo com Xeque Mate

Empate
           Existem apenas 2 formas de obter um empate no Xadrez, são elas:
  1.  Um dos jogadores não poder mecher nenhuma peça, incluindo o Rei para qualquér casa na sua vez, sem que esteja em Xeque.
  2. Ambos os jogadores ficarem com apenas os Reis no Tabuleiro sem nenhuma outra peça.
as peças Brancas não podem se mover


Regras do Xadrez
  • É jogado entre 2 pessoas
  • As Brancas sempre começam
  • Um jogador fica com as Pretas enquanto o outro com as Brancas
  • Ao tocar na Peça é obrigatório mechela
  • Roque só pode ser usado se não houver nenhuma peça entre elas
  • Roque só pode ser usado se tanto Rei como Torre não tiverem sido mechidas ainda
  • Ao entrar me Xeque, é proibido usar o Roque para fujir
  • Se uma das casas entre o Rei e a Torre estiver mirada  por alguma peça do adversário, não é permitido usar o Roque com a torre daquela direção
  • Se a torre estiver na mira de uma peça adversária, ainda assim é permitido usar o Roque.
  • em campeonatos de Xadrez, cada jogador tem um tempo máximo para mecher a peça, se o tempo que é marcado por um relógio com tempo decrescente acabar, o jogador perde o jogo.
  • En Passant só pode ser usado na rodada em que ocorreu, depois não é mais permitido
  • Ao chegar na ultima casa advesária com o Peão, ele poderá trocalo no mesmo instante por outra peça que ele desejar, mesmo que não tenha perdido ela ainda.
  • Ao entrar em Xeque o jogador é obrigado a fujir para uma casa que não esteja em Xeque ou colocar uma peça na frente do Xeque
  • Ao dar Xeque, quem deu é obrigado a dizer "Xeque", avisando o outro que seu Rei está em perigo e precisa escapar.
  • Caso o jogador faça um movimento como colocar o Rei na mira de Xeque, ou mover outra peça que não seja para proteger o Rei de um Xeque, são considerados Movimentos Irregulares, nesse caso, ele poderá voltar a peça mechida para onde estava antes de fazer e fazer a jogada certa.
  • Cada jogador pode cometer no máximo 3 jogadas irregulares por partida. se ocorrer a 4º, ele perde o jogo.
  • Quando ocorrer o Xeque Mate, o jogo terminará com a vitória de quem a aplicou o Xeque Mate.

Demonstarei uma partida entre Alexander Alekhine e Oscar Tenner em 1911.

Alexander Alekchine com as Brancas e Oscar Tenner com as Pretas.

E4

E5

F4
Bc5

Nf3

D6

Nc3

Nf6

Bc4

Nc6
D3

Bg4

Na4
Exf4

Nxc5

Dxc5

Bxf4

Nh5

Be3

Ne5
Nxe5

BxD1

Bxf7+

Ke7

Bxc5+

Kf6

0-0+

Kxe5

Rf5#

           Vitória de Alexander Alekhine



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